terça-feira, 24 de julho de 2012

Vela nas Olimpíadas de Londres


JULIANA YONEZAWA (Direto de Londres)
Enquanto milhares de turistas e atletas do mundo todo viajam para Londres para curtir os Jogos Olimpicos e o verão europeu, duas pequenas cidades na costa sul da Inglaterra aguardam ansiosamente para receber pelo menos uma parte destes visitantes. Weymouth e Portland são municípios vizinhos que dividem o mesmo mar e vão sediar as provas de vela de 2012.
Uma viagem de trem de aproximadamente três horas te leva da capital britânica até Weymouth. A região é considerada um dos melhores lugares da Europa para velejar. Segundo Jacqui Gisborne, da equipe que organiza a cidade para receber os jogos, há 3 motivos para que o local leve a fama de ser perfeito para a prática do esporte: não há muita correnteza, tem pouca variação da maré e o vento é bem consistente.
A Olimpíada já transformou a cidade. "Desde 2005, quando recebemos a notícia de que sediaríamos os jogos, foram investidos 250 milhões de libras (R$ 750 milhões de dinheiro público e privado na região. Queremos colocar Weymouth na rota do turismo da Inglaterra, assim como Barcelona fez depois que sediou os Jogos em 1992", afirma Jacqui. Essa verba foi utilizada para reformar hotéis, alargar as calçadas e revitalizar a orla da praia.
Como o turismo é a principal indústria da região, a expectativa dos moradores é de que os Jogos Olimpicos tragam não só muitas medalhas, mas também muitos novos visitantes.
Durante a Olimpíada, os visitantes terão duas opções para assistir às provas de vela: prestigiam os atletas de graça da beira da praia com ajuda de dois telões ou pagam ingresso para ficar em uma área com visão mais privilegiada.
Atrações
A praia de Weymouth é ideal para quem gosta de praticar esportes como vela e kayak, mas também é considerada boa para família com crianças por ser muito rasa e por ter várias opções de entrenimento para os pequenos.
A cidade tem um parque dedicado apenas às esculturas de areia. As peças que ficam em exposição no Sand World mudam a cada ano. Em 2012, há uma escultura que foi feita especialmente para o Jubileu de Diamante da Rainha Elizabeth II e outra que foi criada como homenagem à deusa Nike, que é frequentemente relacionada aos esportes. "A areia de Weymouth é muito fina e isso faz com que seja possível moldar os minúsculos detalhes nas esculturas de areia", diz o escultor David Hicks.
O mais novo ponto turístico da cidade é a Torre de Weymouth. Ela foi inaugurada um mês antes de os jogos começarem e custou 3,5 milhões de libras (R$ 10,5 milhões). A torre tem 53 metros de altura e um banco que gira 360 graus para que os visitantes tenham uma vista privilegiada tanto de Weymouth quanto de Portland.
Rei George III
No século 18, o Rei George III fez de Weymouth seu destino favorito de férias. Apelidado de o louco por causa da instabilidade mental causada pela doença crônica que sofria (porfiria), o Rei acreditava que a água de lá tinha poderes milagrosos de cura. Em homenagem a ele, há uma estátua na beira da praia e também um desenho dele montado em seu cavalo no Osmington Hill. A figura pode ser facilmente vista por quem está na praia de Weymouth. É por causa dele também que a arquitetura das casas e hotéis na avenida da praia seguem o estilo georgiano.
Pedra de Portland
A pedra encontrada em Portland vem de uma rocha calcária do período jurássico. Ela foi usada na construção de prédios ingleses importantes como a Igreja de Saint Paul e o Palácio de Buckingham, ambos em Londres. E logo na saída da estação de trem de Weymouth há o símbolo da Olímpiada esculpido na pedra de Portland.
Costa Jurassica
Weymouth é um bom ponto de partida para se explorar a costa jurássica, um patrimônio da humanidade da Unesco que fica a 20 km dali. Os pontos mais famosos e cartão postais da região são Lulworth Cove e Durdle Door. O último é conhecido por ter o formato de um dinossauro bebendo água no mar. Há uma trilha de mais ou menos uma hora para andar de um para outro, mas a subida íngreme parece não assustar os turistas. Eles querem chegar ao topo para apreciar a bela vista que o lugar proporciona. E sabem que quando descerem a trilha para chegar na praia, vão poder se refrescar, mesmo que isso signifique se banhar na água gelada do mar da Inglaterra.

Locais das provas de vela 
Calendário da Vela nos Jogos Olímpicos de Londres 2012
28 de julho a 11 de agosto de 2012
Local de competição da Vela nos Jogos Olímpicos de Londres 2012
• Weymouth and Portland National Sailing Academy
Eventos da Vela nos Jogos Olímpicos de Londres 2012
• RS:X (windsurf) masculino
• Laser masculino
• 470 masculino
• Star masculino
• Finn masculino
• RS:X (windsurf) Feminino
• Laser Radial feminino
• 470 feminino
• Elliott 6m feminino
• Finn misto
Brasil na vela olímpica
O Brasil ganhou 16 medalhas olímpicas na Vela (6 medalhas de ouro, 3 medalhas de prata e 7 medalhas de bronze).
Medalhas do Brasil na vela olímpica
1968 - Reinaldo Conrad e Burkhard Cordes - Flying Dutchman - Bronze
1976 - Reinaldo Conrad e Peter Ficker - Flying Dutchman - Bronze
1980 - Marcos Soares e Eduardo Penido - 470 masculino - Ouro
1980 - Lars Sigurd Bjorkström e Alexandre Welter - Tornado - Ouro
1984 - Torben Grael, Daniel Adler e Ronaldo Senfft - Soling - Prata
1988 - Torben Grael e Nelson Falcão - Star - Bronze
1988 - Lars Grael e Clínio Freitas - Tornado - Bronze
1996 - Robert Scheidt - Laser - Ouro
1996 - Torben Grael e Marcelo Ferreira - Star - Ouro
1996 - Lars Grael e Kiko Pellicano - Tornado - Bronze
2000 - Robert Scheidt - Laser - Prata
1996 - Torben Grael e Marcelo Ferreira - Star - Bronze
2004 - Robert Scheidt - Laser - Ouro
2004 - Torben Grael e Marcelo Ferreira - Star - Ouro
2008 - Robert Scheidt e Bruno Prada - Star - Prata
2008 - Fernanda Oliveira e Isabel Swan - 470 feminino - Bronze

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por fazer um comentário. Brevemente ele será publicado