sábado, 8 de setembro de 2012

Retorno para casa - CNI de Itapuã a Rio Grande


Depois de uns dias agradáveis no Clube Náutico Itapuã resolvemos sair, já que a previsão estava boa . Ventos calmos na segunda ; na terça porrasca; na quarta calmo, de popa e ai por diante .
Eu precisava de calmo para a travessia de Itapuã ao Porto do Barquinho. Então saimos bem cedo do CNI, rumando ao farol com muito pouco vento e uma brumagem sobre o morros, cenário de filme, muito bonito e interessante. Fizemos esse percurso sempre a motor e vela, pois sem o motor caia muito a velocidade,  ainda mais rondando todo o tempo dos quadrante de sul e muito calmeiro. Pegamos um entardecer muito lindo, com cores no céu que foram nos acompanhando até desaparecer com o sol na linha do horizonte, do São Simão para o Porto do Barquinho.Fomos desviando de algumas redes, e entramos a noite no porto do Barquinho. Tudo bem ...wpts certinhos, um bom farol e uma boa tripulante na proa cuidando a entrada, pois às vezes tem rede, entre o molhe e o antigo trapiche. Entramos tranquilos, a lua não se fazia presente era uma completa escuridão e fomos parar num trapiche novo, em frente a uma caixa têrmica de um comprador de peixes.
Estavam também mais alguns barcos atracados lá dentro, inclusive o que estava no trapiche, puxou seu barco mais para frente, para podermos atracarmos atrás dele no trapiche novo. Muito gentis os pescadores, pois além de puxarem mais avante, ficaram conosco um bom tempo. Conversamos bastante, principalmente sobre os padrões de suas redes, as que são boieiras para as redes de fundo.Em tempos modernos sempre e bom saber o que há de novo, conhecimento nunca é demais, somos eternos aprendizes. Passamos a noite ali e às quatro horas da manhã, vimos quando eles sairam para pescar;o vento já estava bem mais forte.
Acordamos as sete horas e o vento batia com a previão nordeste forte.  Ai seguimos arroio acima até uma curva que é um encanto, super abrigado ,pois ali no trapiche já tinha mar devido o vento estar do lado contrário a correnteza... muita correnteza  por ali .
Passamos dois dias ali no paraíso, aproveitamos que a água é muito limpa, e fizemos uma faxina completa no barco.A quantidade de biguás, é impressionante, muitos caramujeiros, que nos premiaram com revoadas ,num vai e vem de um lugar para outro com suas manobras malabaristicas.
 Na quinta de manhã amanheceu calmo de oeste e a previsão seria de nordeste, então saimos bem cedo enlouquecendo os biguas... que numa sensacional revoada, acompanhavam na proa do barco, fugindo do Colibri, mas sempre voando no mesmo rumo deram seu show de despedida .Saímos do Porto do Barquinho tomando um café com direito a tudo de bom preparado por minha mulher. Chegando na bóia da ponta do banco do Cristovão Pereira, pegamos o rumo do farol, acompanhando a borda do banco para poder chegar bem perto dele,  depois seguir costeando pela praia e pegar o rumo do Dona Maria. Dai depois de chegar ao Dona Maria, rumar para o Bujuru;  chegando ao Bujuru abrimos um pouco dele e pegamos o rumo da Barra Falsa, nosso lugar preferido para um bom descanso, além do pitstop do Pinguinho esse sempre presente e atento a tudo.Qualquer barrulhinho ele salta! Conhece o cheiro de terra como nenhum outro este meu velho cãozinho do mar.
À noite começamos a conversar sobre a ida a Merin... pois Tete conhece até o Cebollati, e quer fazer o finazinho da Lagoa como: Santa Vitória ,São luiz e São Miguel indo até o Forte para completar seu curriculum das Lagoas ahahahaha.
 Amanheceu de nordeste calmo e saimos saboreando um café gostoso, como sempre o café no barco para nós tem mais aroma e sabor. Colocamos as velas para cima e ela pegou no leme e só soltou na entrada do Canal Novo! fominha essa mulher!ahahahaha... depois quando chegamos nas porteiras, fizemos o Canal da Várzea, saindo já na Ponta Rasa. Da Ponta Rasa direto ao Diamante; do Diamante fizemos o canal Miguel da Cunha, e dali até o Iate Clube, chegando no por do sol, uma bela paisagem dos nossos pagos com um ar muito pitoresco dos navios de pesca  no porto.Estávamos de volta a nossa bela Rio Grande!!!Somos privilegiados fazendo parte dos que amam o Mar !Desfrutar de todas as belezas que fazem parte dele, realiza o maior sonho deste Velho Lobo do Mar.
E assim foi mais uma velejada do Colibri e sua tripulação, que nunca mais pegue tormentas como a que pegou, que Deus me mantenha lúcido para navegar e poder relatar aos amigos nossas singelas navegadas. A próxima será de novo la Laguna Merin, a lagoa que muito amo e admiro é um fascínio navegar por ela.Bons Ventos!!!
Newton ,Tete e Pinguinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por fazer um comentário. Brevemente ele será publicado