domingo, 23 de maio de 2010

O Primeiro Veleiro

O primeiro veleiro a gente jamais esquece.
Em algum lugar de nossas reminiscências sua lembrança estará guardada para sempre entre as que nos são mais caras: a primeira bicicleta, as férias na praia com os pais, a primeira namorada, o time de futebol com os amigos da infância. São lembranças puras, de um momento em que o mundo ainda é um território que, embora o desconhecimento, não hesitamos em enfrentar em todos os seus perigos.
O primeiro veleiro pode até não ter sido nosso. Mas mesmo o velereizinho da escola, algum optimist meio maltratado por ter passado por tantas mãos, tem em nossa memória um lugar guardado com carinho.
Como esquecer os momentos vividos em sua companhia, as cambadas, as ondas enfrentadas, como esquecer a primeira capotagem!
Com o tempo, porém, já não capotamos tanto e o primeiro veleirozinho dá lugar a outros maiores.Que vamos amar também e podem até se tornar uma espécie de segunda casa , isto quando não nos mudamos definitivamente para eles.
A lembrança, no entanto, do primeiro veleiro´se sobrepuja a todas as outras e em certos momentos, quando ela inesperadamente, por qualquer motivo, ressurge em nossa mente, não podemos evitar que uma lágrima guardada no fundo de nossa alma, escape para a luz do mundo e possa até ser percebida por alguém mais íntimo e atento.
Afinal, o primeiro veleiro a gente não só não esquece como não volta mais
( a foto acima, que me inspirou esta crônica, é do primeiro veleiro do amigo Luiz Antônio S. da Silva , comandante do veleiro Donga , um micro racer 19, e grande apreciador de barcos)

sexta-feira, 21 de maio de 2010

Crucero de la Amistad visita Pelotas

Numa rápida visita a Pelotas, El Crucero de la Amistad, que chegou na véspera, partiu hoje de volta a Rio Grande para, dali, prosseguir viagem. A foto acima mostra o momento da saída do Clube Caça e Pesca dentro do Arroio Pelotas. A foto seguinte é do momento em que os veleiros se encontram no Canal São Gonçalo percorrendo um pequeno trecho antes de retornar rumo de Rio Grande. Um belo momento náutico como em poucas vezes se tem a oportunidade de presenciar.

A SEGUIR >> mais fotos
.

terça-feira, 18 de maio de 2010

Crucero de la Amistad- Chegada em Rio Grande

Aproveito para repassar as excelentes imagens de Maria Amélia Goretti divulgadas inicialmente no site nosso parceiro Conjuminando. A bordo do veleiro da foto, chega Daniel Serfilipp dono do Casablanca, apreciador de Cartola e dedicado estudante de português.

Resgate do Baby Sack

Notícia publicada no jornal Diário Popular( 18/05/2010)
Argentinos são resgatados pela Marinha brasileira
Foto: Marcus Maciel Casal
Por: Rafael Mano Diverio

Os argentinos Blanca Bella, de 55 anos, e Silvio Augusto Carpovich, de 56, finalmente terminaram uma longa jornada. Eles chegaram nesta segunda-feira às 19h38min ao Rio Grande Yatch Club (RGYC), resgatados pela Marinha do Brasil, depois de mais de 24 horas à deriva entre Rio Grande e Santa Vitória do Palmar, na altura do Farol do Albardão a cerca de 87 quilômetros da costa.
O veleiro Baby Sack entrou no canal do Porto de Rio Grande por volta de 16h. Eles precisaram ir à Marinha e chegaram ao RGYC, onde foram recepcionados por vários outros participantes do Cruzeiro da Amizade, que estão na cidade. Buzinas, palmas e gritos de incentivo alegraram o casal, que, apesar de ter permanecido mais de um dia longe da terra firme, aparentavam tranquilidade. Quando pararam, uma argentina deu uma garrafa de champanha para comemorar. “Não aconteceu nada”, repetia Carpovich, “apenas estamos felizes por estar em Rio Grande.”
Segundo ele, em nenhum momento ficou assustado. Carpovich disse ainda que não pediu ajuda enquanto esteve à deriva. Os dois continuarão a viagem. Vão para Pelotas antes de tomar o rumo do nordeste brasileiro, com uma parada prevista para Florianópolis e outra no Rio de Janeiro.
O rebocador Tritão ajudou o casal a chegar a Rio Grande. O leme do barco quebrou e esta é a mais provável explicação para o caso. A operação também contou com auxílio do núcleo de Polícia Marinha da Polícia Federal.
.

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Recuerdos de Buenos Aires

Enquanto o amigo Hernan Prado e Enrique Celesia cruzam o Atlântico de um lado a outro, percorro em Buenos Aires, elaborando uma matéria para a revista Velejar por ocasião da zarpada do Crucero de la Amistad , roteiros bem conhecidos de ambos. Na primeira foto, a bordo do Vito Dumas, com meu amigo Luis Monsonis, Luis Martiarena e Cris Infante. Nesta outra, deixo-me levar, a bordo do veleiro Tom Collins de Pepe Fuera de Borda, pelo Rio da Prata tendo ao fundo o veleiro Galileo.
Tudo isto enquanto em Buenos Aires o Teatro Colón está sendo reaberto, é realizado o encontro da Unasur, Martínez de Hoz é detido e o Estudiantes começa a perder o Torneo Clausura para o Argentinos Juniors. Ambas as fotos são de Giacomo Orlando
.

sábado, 15 de maio de 2010

Criança a Bordo


Depois de um início de navegada, quando ocorreu uma colisão, que parecia dar razão aos céticos do projeto, a australiana Jessica Watson, de 16 anos acaba de completar a volta ao mundo solitária sem escalas a bordo do veleiro de 34 pés Ella Pink Lady (Pink” é uma alusão à cor rosa predominante no barco ) . Torna-se assim a mais jovem a realizar uma navegada deste tipo. O feito, saudado como uma façanha nacional pelos australianos, dá margem a algumas reflexões sobre navegadas “heróicas” . Talvez seja o momento de concluir que “heroísmo” se trate de outras coisas.