quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

As entradas do Arroio Pavão

Em navegada pelo São Gonçalo, o Comandante Adriel do veleiro King's Son, chama a atenção para a relatividade que, às vezes, podem ter os waypoints. Eis o que afirma: " Conforme falamos a bordo sobre o cuidado do uso de waypoints, constatei isso ainda neste passeio quando na entrada do arroio Pavão partindo do Rio Piratini.
Ainda consegui empregar a entrada que eu tinha marcado, porém ao ingressar vi que a correnteza já havia criado outro acesso mais acima, voltei a proa e fui conferir; realmente o Pavão está com outra entrada bem mais ampla e profunda (3m a 4 m) quase 300 metros acima.
Nossa geografia nao é estática, ela está em constante mutação. Nosso Criador é perfeito, Ele está sempre nos proporcionando novidades."
Muito sábias as considerações do Comandante Ariel que envia a imagem acima e os waypoints da nova entrada:
S31 58.161 - W52 30.521 = (( hdddº mm,mmm' - WGS84 ))
E em acréscimo aos comentários acima, o Comandante Adriel observa ainda que "esta estrada foi 'arrombada' totalmente pelas ultimas enchentes, e no entanto como podem ver na imagem do Google Earth ela ainda se mostra obstruida o que hoje não confere" .
Outra observacão que faz , à qual se deve estar bem atento, é quanto ao cuidado com esta entrada (do Pavao partindo do Piratini), " pois ali há forte correnteza adentrando, alguma coisa errada como um encalhe nestas situacões pode não ser muito agradável. Para quem for aventurar-se ali, é bom ao entrar manter-se próximo à margem de BE."

2 comentários:

  1. Legal esse relato, estou prestes a fazer uma aventura de caiaque passando por esse trecho, foi de bom proveito essa leitura!

    ResponderExcluir
  2. Vinicius, envia material de tua expedição. Tens um bom projeto. Saudações Flotilhenses

    ResponderExcluir

Obrigado por fazer um comentário. Brevemente ele será publicado