sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Standard Quay, símbolo da resistência em defesa do patrimônio náutico

Faversham é uma encantadora cidade de 20 mil habitantes, pertencente ao condado de Kent e situada a 78 km de Londres.
É uma cidade muito antiga com sítios medievais e remanescências da colonização romana
Historicamente sua comunicação com outros centros deu-se em grande parte através de Faversham Creek , um arroio submetido a grandes variações de maré, que interliga a cidade com o mar e, mais adiante, com o estuário do Tamisa..
Às margens deste  arroio constituiu-se Standard Quay, um ancoradouro atendendo historicamente a atividades de construção e reparação de embarcações com destaque para as barcas do Tâmisa( Thames Barges).
Mais recentemente esta parte importante da história e do patrimônio da cidade passou a estar ameaçada pela compra da área por parte de um investidor decidido a transformá-la num empreendimento imobiliário com a construção de casas e apartamentos.
Ficou estabelecido, desde então, uma disputa entre os interesses do proprietário e a comunidade quanto ao destino da área.
Como eu vinha acompanhando há algum tempo a questão, foi uma oportunidade particularmente rica de conhecê-la de perto durante o  Festival Náutico de Faversham.
Foram muitos os contatos entre os quais destacaria os feitos com Sue Cooper ( este já antigo), Brian Paine ( proprietário da barca “Lady of the Lea” que me presenteou com o belíssimo livro "Inshore Craft"), Ben White, Michael Maloney, Chris Wright, Simon Grillet, Eldon Hichliffe entre vários outros. Com o cineasta Richard Fleury infelizmente não foi possível manter contato.
Tive também a oportunidade de dar meu depoimento em entrevista de vídeo para Michael Maloney e escrita para a jornalista Bess Browing do jornal Kent Messenger.
Estes depoimentos, que reproduzo , foram replicados em vários espaços de internet de Faversham, o que me deixou contemplado por ter podido dar minha pequena contribuição para a preservação de Standard Quay.
Trata-se no entanto de uma luta que ainda está em andamento e que está sendo, até este momento, muito difícil para a comunidade e para os defensores do patrimônio náutico da Inglaterra.
Mas a comunidade está  firme em suas convicções e, conforme pude observar, muito bem organizada.
Parabéns Faversham e sucesso nesta luta!

Um comentário:

Obrigado por fazer um comentário. Brevemente ele será publicado