domingo, 16 de setembro de 2012

Veleiro Macanudo:Viagem a Jaguarão

 Ponte de Rio Grande- Pelotas

Dia 06 de março de 2012
Iniciada velejada com destino a Jaguarão, saida às 14:30 hs em companhia do Veleiro Allegro do Cmte. Octaviano junto com o velejador Newton Ribeiro com vento moderado de NNE.
Após a boia 22 nos afastamos, devido a diferença de rotas do GPS. O Allegro rumou direto à boia 43, entrada da Barra de Pelotas, enquanto eu seguia pelo canal. Com isso, me atrasei e motoramos todo trajeto do S.Gonçalo e só chegamos ao Clube Saldanha da Gama em torno das 22 horas. Foram percorridas 28,4 mn, em 7 horas, com velocidade média de 4kn e pico de 6,9kn.                                  
Dia 07 de março de 2012
Reiniciamos viagem às 07:30 hs. Vento moderado do NE.
Passamos a eclusa às 09:00 hs, indo até a Ilha Grande, onde pernoitamos sem nenhum incidente. Navegamos 28,1 mn durante 9 horas, com velocidade média de 3,2kn e pico de 5,7kn.                                                                        
Dia 08 de março de 2012
Na Mirim
Santa Isabel
Recomeçamos a viagem às 08:00 hr, com vento fraco do NE.
Em Santa Isabel paramos para comprar gelo e peixe.
Navegamos até a Ilha do Mosquito, onde almoçamos a bordo do Allegro. Às 13:00 hs saimos rumo à Lagoa Mirim, agora com vento firme do SE, orçando com motor, para alcançar o Allegro que havia se afastado muito devido eu ter ido de encontro à barranca, na saida da Ilha do Mosquito. Após às 16:00 hs continuei sem motor, agora em través folgado, em direção ao Arroio do Chasqueiro. Adentramos mais ou menos meia milha, onde pernoitamos e jantamos. Nesse dia, percorremos 24,9 mn, durante 8 horas, com velocidade média de 3,4 kn e máxima de 6 kn.
Dia 09 de março de 2012.
Reiniciamos a viagem às 07:10 hs, hoje com vento forte de NE. Na saida do arroio o Allegro encalhou. Desci do Macanudo, encalhando ele com a bolina abaixada e foi ajudar o Allegro. Depois que eles sairam voltei ao meu barco e com a demora tive que motorar para alcançar o Allegro que esta muito distante. Pelo que parece, com a demora de aproximação e a rapidez com que o Allegro se distanciava, presume-se que eles motoravam quase todo tempo. A navegação nesse dia foi muito extenuante porque eu estava com a mestra toda levantada e se parasse para rizá-la o Allegro se afastaria novamente em demasia. O vento de popa a aleta, na ordem dos 18 a 20kn faziam com que o Macanudo ficasse muito instável, principalmente porque ao chegar em Jaguarão notei que o leme estava avariado em vários pontos, tornando-se um pouco flexível. Assim, chegamos à Foz do Rio Jaguarão, onde pernoitamos. Neste dia percorremos 47,9 mn em 9 horas e 38 minutos, com velocidade média de 4,9 kn e máxima de 9,4 kn.
Dia 10 de março de 2012
Recomeçamos a navegar no Rio Jaguarão, às 08:40 hs, com vento de NE moderado a fraco, tendo motorado em vários pontos do Rio devido a calmarias. Nesse trecho foi usado o piloto automáticon por bastante tempo, compensando o esforço demasiado do dia anterior. De fato, foi quando pude avaliar a grande utilidade do piloto automático, liberando-me para apreciar a paisagem inusitada.
Sem incidentes, chegamos ao ICJ às 14:40 hs.
Percorremos 14,9 mn em 5 hs, tendo velocidade média de 3,2kn e máxima de 5,9kn.
(Cmte.Adão de Barros- Veleiro Macanudo)

4 comentários:

  1. Parabéns pela postagem, é gostoso poder navegar através dos diários.....
    Só que fiquei sem entender sobre a localização da "Ilha dos Mosquitos"...¿?¿.... pois sua localização é aqui perto de RGrande na entrada do Saco do Arraial. ---- (mas como mosquito tem em todo o lugar...)
    Gracias - Hasta luego.

    ResponderExcluir
  2. Costumamos denominar Ilha dos Mosquitos a que fica na boca do São Gonçalo , no Sangradouro, entrando na Mirim. Existe ali uma entrada muito usada por quem, tendo passado o dia atravessando o São Gonçalo e já no fim da tarde, prepara-se para entrar na Mirim no outro dia. Tenho um relato desta passagem >>>dhttp://flotilha.blogspot.com.br/2008/10/carlos-eduardo.html

    ResponderExcluir
  3. Correção do link >>> http://flotilha.blogspot.com.br/2008/10/carlos-eduardo.html

    ResponderExcluir
  4. ahhhh..... então é na "Ilha do Sangradouro" que tem Mosquitos.... eheheheh.... - tá bom....

    ResponderExcluir

Obrigado por fazer um comentário. Brevemente ele será publicado