sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Navegada de Inverno na Merin

O Comandante Newton , sempre timoneando navegadas de interesse, empreendeu a bordo do Colibri , em companhia da imediata Maria Teresa, um cruzeiro de Rio Grande a Jaguarão, entre os dias 25 de julho e 3 de agosto, num total de 245 milhas, em meio à intensa frente fria que se fixou na região.
A navegada foi acompanhada pelo veleiro Libertad tripulado pelo Comandante Volmar e a sua mãe Eunice. No relato feito pelo Comandante Newton ( fotos da navegada e relato completo na Seção Relatos) cabe ressaltar a dificuldade encontrada em evitar as redes espalhadas pela Mirim. Segundo suas palavras, “na altura do Gamela até o Salso as redes estão de qualquer maneira, não existe mais um padrão como antes, os pescadores tomaram conta da Merin. Está um mar sem leis pois colocam redes em linha de navegação de qualquer maneira, não tem mais as chamadas porteiras, as que tinham bandeirinha e o flutuante por onde se sabia como passar, a sota da rede ou a barla da rede...”
E acrescenta: “...está um caos aquilo ali, eu peguei umas cinco redes durante toda a navegação, redes submersas, apenas meio metro abaixo da linha de flutuação “.
Destaca, ainda, o inestimável auxílio do Roberto Couto e do João Faustino, na entrada do Iate Clube de Jaguarão.
Lembrei-me da chegada do Relax a Jaguarão, o ano passado, quando o Comandante Couto nos orientava pelo rádio. Num dado momento, sabendo que os temidos espigões nos rondavam, foi muito bom ouvir o Comandante Couto, de pé na beira do trapiche, dizer com firmeza: “ Mirem no meio das torres”.
Foi na mosca! No mesmo instante confirmamos o rumo e num instante estávamos safos nos encaminhando para atracar.

5 comentários:

  1. amigo paulo se puderes colocar o endereço eletronico das fotos desta velejada seria muito legal desde já obrigado.
    http://www.vetorial.net/~kiko/jaguarao/

    ResponderExcluir
  2. O link já foi criado!
    Saudações Flotilhenses
    P.R.Baptista

    ResponderExcluir
  3. amigo paulo importante uma informação que posso te passar para futuros velejadores na merin é que a régua do iate clube de jaguarão com 75 cm acima do nivel do mar da para ir com o calado de 1.60 a jaguarão com cuidado nas partes criticas e no cebollati fica com um metro e dez tem diferença entre a regua de jaguarão e a do cebollati o colibri entra na barra do cebollati até com a regua em 55 cm .
    importante para quem quer ir para a região .
    no rio jaguarão entresse em contato com control rio branco e eles informan a agua do cebollati quanto tem na regua ,ai é só calcular o calado do barco abraços

    ResponderExcluir
  4. Amigo Paulo, lastimo não poderes colocar minha narrativa na íntegra, pois no popa uns velejadores foram de poa a tapes em um dia, nem pernoitaram a bordo e estão sendo considerados guapos e machos mesmo, só navegando um dia imagina nós que passamos dez dias com mulheres a bordo o que seríamos chamados por esse pessoal que opinaram a respeito deles? acho que nós no sul não nos valorizamos o suficiente pois fizemos uma velejada de dez dias com baixas temperaturas,acho que deveriamos nos orgulhar mais de nossas navegadas tu não achas? saudações sulistas .

    ResponderExcluir
  5. Acho, sim, tens toda a razão. Aliás o "Flotilha" tem procurado justamente manter este espírito.A narrativa, pela extensão, vai para a seção "Relatos". Saudações Flotilhenses

    ResponderExcluir

Obrigado por fazer um comentário. Brevemente ele será publicado