quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

As entradas do Arroio Pavão

Em navegada pelo São Gonçalo, o Comandante Adriel do veleiro King's Son, chama a atenção para a relatividade que, às vezes, podem ter os waypoints. Eis o que afirma: " Conforme falamos a bordo sobre o cuidado do uso de waypoints, constatei isso ainda neste passeio quando na entrada do arroio Pavão partindo do Rio Piratini.
Ainda consegui empregar a entrada que eu tinha marcado, porém ao ingressar vi que a correnteza já havia criado outro acesso mais acima, voltei a proa e fui conferir; realmente o Pavão está com outra entrada bem mais ampla e profunda (3m a 4 m) quase 300 metros acima.
Nossa geografia nao é estática, ela está em constante mutação. Nosso Criador é perfeito, Ele está sempre nos proporcionando novidades."
Muito sábias as considerações do Comandante Ariel que envia a imagem acima e os waypoints da nova entrada:
S31 58.161 - W52 30.521 = (( hdddº mm,mmm' - WGS84 ))
E em acréscimo aos comentários acima, o Comandante Adriel observa ainda que "esta estrada foi 'arrombada' totalmente pelas ultimas enchentes, e no entanto como podem ver na imagem do Google Earth ela ainda se mostra obstruida o que hoje não confere" .
Outra observacão que faz , à qual se deve estar bem atento, é quanto ao cuidado com esta entrada (do Pavao partindo do Piratini), " pois ali há forte correnteza adentrando, alguma coisa errada como um encalhe nestas situacões pode não ser muito agradável. Para quem for aventurar-se ali, é bom ao entrar manter-se próximo à margem de BE."

sábado, 28 de novembro de 2009

Temporal em Tapes

Numa demonstração de rara agilidade jornalística, o site Conjuminando ( www.conjuminando.com.br) divulga fotos e vídeos do temporal que, na manhã deste sábado (28/11), atingiu Tapes com vento sul/sudeste de grande intensidade. As fotos do temporal no Clube Náutico Tapense, mesmo sem trazer prejuízos maiores para os barcos, dão bem uma idéia da sua dimensão , constituindo-se em mais um, aliás, dos muitos que tem atingido nossa região, colocando-nos frente a frente com os riscos e prejuízos de grande monta decorrentes. Na foto acima,do Miguel Sanchis, uma amostra bem ilustrativa do fenômeno.

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Explorando o Sangradouro

Transcrevo, a seguir, uma parte inicial das anotações feitas durante a navegada, entre os dias 7 e 10 de novembro, do veleiro Relax tripulado por Luis Portinho ( comandante) e Paulo Baptista autor do texto..

7 de novembro de 2010/ sábado
Saímos de Pelotas as 14 h 15 min para pegar a última eclusa às 18 horas (horário de verão).
Chove, uma chuva fina que, segundo a previsão, seria uma das últimas manifestações de mau tempo depois de vários dias de chuvas e ventos muito intensos causadores de grandes prejuízos na cidade e no estado.
Ao chegar ao trapiche encontro o Portinho envergando um exuberante conjunto de jaqueta e túnica de chuva de um azul bem vistoso.
Embarcamos em seguida e zarpamos sem demora.
Subindo o São Gonçalo em direção à ponte, sob chuva, em condições nas quais dificilmente se veria alguém navegando , em vestimentas náuticas com os capuzes puxados sobre os rostos, poder-se-ia pensar que estávamos a caminho de uma grande aventura...
Passamos pelas pontes ferroviária e rodoviária às 17 h sempre motorando para enfrentar vento e correnteza contrários e chegar na eclusa anges das 18 h.
Chegamos dez minutos antes, amarramos o barco no costado pelo lado de fora mas, mal tínhamos nos acomodado, aparece um funcionário pedindo que nos afastássemos pois estavam limpando a eclusa dos aguapés.
Decidimos, então, ficar motorando pela volta enquanto a comporta já ia se abrindo e uma grande massa de aguapés começou a se deslocar para fora.
Quando já dava passagem entramos para cumprir o ritual de esperar a abertura da outra comporta.

Já livres da eclusa , como a tarde continua chuvosa e muito nublada, decidimos procurar um abrigo bem próximo para seguir no dia seguinte, escolha que acabou recaindo no arroio Padre Doutor
À noite o tempo, conforme a previsão, começou a melhorar e já foi possível ver o céu estrelado e a lua minguante bem no alto. No horizonte de um lado podia-se ver luzes de habitações e, de um outro, um clarão que lembrava uma grande fogueira. Era Pelotas e parecia como se a cidade estivesse em chamas presa de um grande incêndio. ( SEGUE)
LEIA:
Relato do Comandante Portinho

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Na Rota dos Antigos Veleiros

O Comandante Newton, incansável em singrar as águas de nossa região, aproveitou o feriadão de finados para refazer a rota dos antigos veleiros entre Rio Grande e São Lourenço. Para acompanhar seu relato, comentários , algumas reminiscências e fotos da navegada acessar o link

sábado, 17 de outubro de 2009

"Se confirmaron mis sospechas"

Depois de uma estada de alguns meses no "refúgio" de meu canal , período em que produziu um livro de contos, " Tadeo Buenas Noches", Hernan ( na foto comigo em Porto Alegre) retoma suas andanças pelo ponto onde exatamente as tinha interrompido quando reiniciou sua navegada com o "Shamrock" em La Paloma: no "Aphrodite" ao qual saiu para embarcar .
Mas deve voltar de novo pois o "Shamrock" segue amarrado no canal.
E aproveito para esclarecer que o jogo ao qual se refere quando declara: "al no simpatizar por ninguno de los dos equipos, viví el partido con la misma pasión que un hincha de ajedrez" (
( http://proyectoshamrock.blogspot.com/ ) foi um jogo amistoso disputado entre o Brasil ( clube local de Pelotas, conhecido como "xavante") e o Botafogo(Rio de Janeiro) e se não teve mais paixão isto se deve principalmente a que, primeiro, Hernan não é torcedor do Boca e, segundo, não teve tempo de conhecer melhor a "xavantada", a "hincha" do clube (http://www.xavantada.com/)
Quanto ao engorde é uma pena. As suas suspeitas ( "se confirmaron mis sospechas. los baptista me están engordando para navidad ") realmente são fundadas e já estava quase chegando no peso ideal pois já não conseguia subir no mastro com a mesma facilidade do início quando chegou muito magro. Não sei, inclusive, se não seria sacrificado antes do Natal na primeira goleada e festim antropofagista da tribo Xavante.

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Naufrágio na Austrália

Embora um pouco fora do contexto do Flotilha, voltado para as navegadas tranquilas de nossos velejadores pelas águas das lagoas dos Patos e Mirim ( principalmente), não deixa de ser pertinente, até pelas condições em que ocorreu, registrar o impressionante naufrágio ocorrido há alguns dias do veleiro Shock Wave, de 80 pés, feito de carbono, com duas vítimas fatais, o skipper Andrew Short e a tripulante Sally Gordon ambos com grande experiência e nada menos do que 15 participações, cada um, na famosa ( e trágica) regata Sydney-Hobart.
O naufrágio ocorreu em Flinders Islet na Austrália.
Fica o registro até porque , por enquanto, em nosso meio, parece que apenas o Conjuminando chegou a divulgar o fato.

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Navegando no Piratini

O Comandante Newton, sempre à busca de novos roteiros pelas nossas águas, relata a navegada até o Rio Piratini entrando pelo Pavão. A bordo do Colibri, além de familiares, o Octaviano e o Pingo. Este último, é bom esclarecer, um cão navegador já lembrado nestas Crônicas do Flotilha. Acompanhe o relato e as fotos da navegada.

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Translagoa

Numa realização da Wind Place de Rio Grande, volta a se realizar a Translagoa, Travessia de São Lourenço do Sul a Rio Grande. O evento, que vai ganhando tradição na região, está previsto para os dias 10 a 12 e é aberto para as modalidades windsurf, kitesurf, 470 e HC -16. Aos participantes boa travessia!

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

"O Meridional" publica notícia do "Flotilha"

O jornal de Jaguarão, "O Meridional" , que circula às quintas-feiras, publica em seu número 661, de 10 de setembro de 2009, notícia veiculada, em 2 de setembro, pelo site Flotilha que tem sido um permanente incentivador das iniciativas relativas à náutica jaguarense. Ficamos satisfeitos pelo interesse demonstrado pela matéria embora tenhamos a notar a ausência de menção à fonte. Fato que, temos certeza, será reparado.

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Mirim 2009- Flotilha de Tapes: 3ª Perna:Pelotas-Jaguarão

Começamos, ainda a título provisório, a reunir elementos relativos à navegada empreendida pelos veleiros Relax, Don Bruno e D'Água desde Pelotas ate Jaguarão. Esta navegada é parte do projeto idealizado pelo Comandante Portinho de trazer desde Tapes uma flotilha. O primeiro relato, como se disse preliminar, está registrado em 3ª Perna: Pelotas-Jaguarão. Algumas das fotos também já estão no site.

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

"Mark Twain" em Jaguarão

O veleiro Mark Twain ( na foto atravessando a eclusa), não demorou muito, após sua chegada a Pelotas em levantar âncoras até Jaguarão. Capitaneado pelo Sérgio Jentchmin (Suryia-O'Day) e aproveitando orientações do Com.Portinho ( Relax) , cumpriu com êxito a navegada. Registramos o relato feito pelo Sérgio

domingo, 23 de agosto de 2009

"Mark Twain", navegando 28 horas sem escalas

Junto com a leva de veleiros trazidos pelo Comandante Portinho( Relax) desde Tapes -- Don Bruno (Rubnei Soares) e D'Água (Colmar Bischoff Hofstaetter) -- com destino a Jaguarão, acabou chegando a Pelotas também o veleiro Mark Twain com uma bem entrosada tripulação a bordo (Comandante Cristiano Gessinger Paul, Sérgio Jentchminn, Guimarães e Francisco Eckert, o velho Chico) proveniente do Clube Jangadeiros .Como particularidade, além do fato da navegada ter sido realizada numa perna só totalizando 28 horas , a passagem , como o nível do Guaíba estava alto, entre a Ilha do Junco e a Ponta Escura( mais detalhes em Relatos).

sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Navegada de Inverno na Merin

O Comandante Newton , sempre timoneando navegadas de interesse, empreendeu a bordo do Colibri , em companhia da imediata Maria Teresa, um cruzeiro de Rio Grande a Jaguarão, entre os dias 25 de julho e 3 de agosto, num total de 245 milhas, em meio à intensa frente fria que se fixou na região.
A navegada foi acompanhada pelo veleiro Libertad tripulado pelo Comandante Volmar e a sua mãe Eunice. No relato feito pelo Comandante Newton ( fotos da navegada e relato completo na Seção Relatos) cabe ressaltar a dificuldade encontrada em evitar as redes espalhadas pela Mirim. Segundo suas palavras, “na altura do Gamela até o Salso as redes estão de qualquer maneira, não existe mais um padrão como antes, os pescadores tomaram conta da Merin. Está um mar sem leis pois colocam redes em linha de navegação de qualquer maneira, não tem mais as chamadas porteiras, as que tinham bandeirinha e o flutuante por onde se sabia como passar, a sota da rede ou a barla da rede...”
E acrescenta: “...está um caos aquilo ali, eu peguei umas cinco redes durante toda a navegação, redes submersas, apenas meio metro abaixo da linha de flutuação “.
Destaca, ainda, o inestimável auxílio do Roberto Couto e do João Faustino, na entrada do Iate Clube de Jaguarão.
Lembrei-me da chegada do Relax a Jaguarão, o ano passado, quando o Comandante Couto nos orientava pelo rádio. Num dado momento, sabendo que os temidos espigões nos rondavam, foi muito bom ouvir o Comandante Couto, de pé na beira do trapiche, dizer com firmeza: “ Mirem no meio das torres”.
Foi na mosca! No mesmo instante confirmamos o rumo e num instante estávamos safos nos encaminhando para atracar.

sexta-feira, 17 de julho de 2009

"Popa" Anatômica

Das partes da anatomia humana certamente uma que tem muito apelo sob vários aspectos é a "popa". Talvez isto permita entender porque costuma ser exibida em circunstâncias as mais diversas.
A mensagem pode ser frequentemente, dependendo destas circunstâncias,de caráter estético ou sensual. Pode,também, estar associada a algum tipo de protesto ou irreverência. Pois, agora, a julgar pelo que foi noticiado, até na náutica, território que parecia infenso a manifestações menos pudicas, já surge a sua presença.
A cena acima , em registro feito pelo fotógrafo Gonzalo Arselli , foi presenciada por todos presentes no barco da imprensa durante regata relativa ao Mundial Volvo de Vela da Juventude que se realiza em Búzios. Se a moda pega...

quinta-feira, 4 de junho de 2009

"Amelie Rose" In Falmouth Bay

Outra contribuição de Miguel Sanchis, responsável pelo cada vez mais ativo site "Conjuminando",indicando esta preciosidade de video em que aparece o veleiro "Amelie Rose" construído dentro da tradição dos clássicos.

sexta-feira, 29 de maio de 2009

Lavando louça a bordo

Paulo Angonese, fundador da Confraria da Quilha Retrátil (CQR) e também sócio honorário do Flotilha, sempre atento aos detalhes que enriquecem a náutica, registra um método simples e ecologicamente correto para a limpeza de louça a bordo ( foto acima). Como esta é uma questão permanentemente presente e que nem sempre encontra solução satisfatória, a alternativa sugerida por certo terá adeptos.

quinta-feira, 14 de maio de 2009

"Mil Milhas com o Sdruvs"

Luciano Zinn divulga o livro MIL MILHAS COM O SDRUVS que escreveu a respeito da travessia pelo sul do Brasil e Uruguai a bordo do pequeno veleiro de 7 metros. O livro, segundo informa o autor, pode ser adquirido mediante o depósito bancário de 30 reais .Maiores informações com o próprio autor através do email lucianozinn@hotmail.com

quarta-feira, 13 de maio de 2009

"Shamrock" con hermanos

El velero "Shamrock" de Hernán , "El Burro", está por ahora bien tranquilo al lado de sus hermanos brasileños en el canal de mi casa . "Shamrock" es el segundo de la izquierda.

sábado, 9 de maio de 2009

Integrando o seu cão ao barco

Miguel Sanctis, o sempre atento responsável pelo site "Conjuminando" envia para a série "Animais a Bordo" de "Crônicas do Flotilha" , o video a seguir. No caso trata-se de um comercial bem dentro do espírito norte-americano de achar soluções práticas para tudo e, ao mesmo tempo, estar sempre criando novos produtos. Se alguém encomendar o produto anunciado, favor enviar ao Flotilha a sua avaliação...

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

"Rumo Sul" : Parte I

O Batismo na Lagoa
Leia o relato

Acompanhe as fotos de Giacomo Orlando

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Relatos do "Malacara"

Decorrido um bom tempo do encontro promovido pelo Iate Clube de Jaguarão que tivemos oportunidade de acompanhar parcialmente e divulgar através do site Flotilha e da Revista Velejar, o Maurício Santos, Nonô ( na foto no primeiro plano) , proprietário na época do veleiro Malacara e, agora, de seu sucessor, o Malacara II , nos surpreende com um belo relato, muito bem detalhado, daquele evento e, em especial, da participação de seu veleiro e dos veleiros Guapo e Colibri.
Parece que estava guardando como um bom vinho que se deixa na adega.
Como é voltado às letras, ele se revela ou se afirma como mais um integrante, juntamente com o Angonese e alguns outros, da confraria que acho vou criar dos cronistas náuticos. De confraria em confraria ( a do Angonese é a CQR) só não podemos daqui a pouco fazer do amor à vela uma maçonaria...

segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Veleiro "Garoupa" faz seu batismo na Lagoa

Após um período de certo "resguardo" atracado no Jangadeiros, o veleiro Garoupa, construído por Gin Dexheimer ( na foto) e supervisionado pelo Vaquero ( que assina o projeto) , fêz seu batismo na lagoa.
Em navegada até Tapes, percorreu 62,8 milhas náuticas em 11 horas e 34 minutos. Parte do tempo, porque se tinham compromissos agendados, valeu-se do auxílio do motor mas, ainda na lagoa, passou a empregar só vela. O clima estava ensolarado, com vento setor NE, fraco pela manhã ( 8 nós) aumentando para 12/15 nós a partir das 12:00. A bordo estavam também P.R.Baptista (Flotilha), Giacomo Orlando e Luiz Portinho que fêz uma avaliação técnica positiva do desempenho do barco. Como ele tem quilha retrátil vamos ver se é admitido na Confraria do Angonese.

Encontro da Vela de São Lourenço: 42 anos de evento

O Encontro da Vela de São Lourenço, um dos eventos náuticos mais tradicionais do estado, chega à sua 42ª edição. As inscrições abrem no dia 20, sexta, e a programação, que coincide com o Carnaval, se estende de sábado, dia 21, até segunda, dia 23. As regatas previstas são da Classe Oceano e Windsurf ambas no sábado. Mais informações na Secretaria do Iate Clube São Lourenço,fone: (53) 3251 3606 ou através do site http://www.icsls.com.br

"Potter", pastor de ovelhas e marinheiro

Mais um integrante de nossa galeria de cães navegadores. Potter , na foto, é um cão Border Collie de 2 anos que trabalha e brinca arrebanhando ovelhas . Nos fins de semana, no entanto, porque ninguém é de ferro, transforma-se em marinheiro e se integra como tripulante ao veleiro Captain ( Jangadeiros) para velejar .

quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

15 mil milhas náuticas

Edwin Rudyard Wolff Dick, mais conhecido como Centauro Navegador ,anuncia a exibição de uma sessão de vídeo intitulada Buenos Aires - Balneário Camboriú : 15 mil milhas náuticas. O local é o Studio Clio, em Porto Alegre, rua José do Patrocínio com Alberto Torres , onde por mais de 20 anos se hospedou o Studio de Flávio Del Mese. A exibição é dia 23 de janeiro, sexta-feira, às 19h 30min . Vagas: 50 ; Ingresso: R$ 15,00 (público em geral), R$ 10,00 (professores e estudantes)

terça-feira, 20 de janeiro de 2009

"Tenho corda"

Não está sendo dado muito destaque à morte,na costa italiana,do navegante russo Evgeny Gvozdev que a bordo do veleiro Getan II estava dando, ao que consta, sua terceira volta ao mundo.
Evgeny tornou-se conhecido mundialmente ao realizar sua primeira volta ao mundo a bordo de um minúsculo veleiro de 3,6 metros construído por ele na sacada de sua casa.
Segundo o pensamento de Evgeny “barco grande, grandes problemas; barco pequeno,pequenos problemas”.
Sua marca era a simplicidade.Indagado sobre como faria para tirar seu barco da sacada onde o tinha construído,responde sem pensar muito:- Não há problema, tenho corda....

terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Kauana, filha de peixe...

Primeiro o pai, o Paulo, marcou forte presença no cruzeirismo gaúcho, coordenando a expedição Rumo Sul: La Merín, 2008 . Agora a filha, Kauana Cramer Angonese ( que dá o nome ao Bruma 22) , 12 anos, atleta do Jangadeiros treinada pelo técnico Átila Pellin ( na foto os dois na premiação), foi a menina mais bem colocada na III Copa Estreante. Este evento, voltado a velejadores de optimist com até um ano de competição, ocorreu como preliminar ao XXXVII Campeonato Brasileiro Optimist 2009 promovido em Niterói, no Iate Clube Brasileiro. Na sua 3ª edição é o campeonato brasileiro dos estreantes. Das 6 regatas realizadas de 7 a 8 de janeiro a Kauana ganhou 4 no geral feminino e chegou em segundo em duas. Eram 43 participantes, sendo 2 do Rio Grande do Sul.
Parabéns a todos que contribuíram com esta conquista!

sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

Hibernando

Enquanto por aqui gozamos as delícias do verão e da água salgada e transparente, bem distante, no "velho continente", os barcos hibernam da forma como se pode ver na belíssima foto de Marie Mars. A imagem é de Marselha, onde se espera que o inverno não seja muito rigoroso, e mostra um "pointu" barco típico da região. Como fazem para velejar nesta época? Bem, antes de mais nada, conforme se pode observar, será preciso quebrar o gelo...