domingo, 31 de agosto de 2014

Emilio Petry Oppitz , lenda da vela gaúcha.


Emilio Petry Oppitz , lenda da vela gaúcha. Comandante do veleiro Adriana, um Ardillas, um clássico.




.

sábado, 30 de agosto de 2014

Veleiro "Katy", um clássico


 O veleiro Katy, de Hugo Azevedo, é um  clássico de 30 pés modelo Yawl , do ano de 1967 , projeto de Manoel Campos

Comprado em Santo Antônio de Lisboa , Santa Catarina, foi reformado e trazido, para continuar a reforma, para Pelotas onde se encontra na Marina Ilha Verde.

Está adotado pelo Museu do Barco como parte do inventário dos clássicos no Rio Grande do Sul.

Veleiro Tunante II - Seguem as buscas


Seguem as buscas do veleiro argentino Tunante II.
A carta mostra a última posição em que foi avistado e a localização de algumas peças esparsas ( mastro , velas) que se presume sejam do veleiro.
A preocupação é grande porque está sem ser localizado desde quarta-feira.
Informe ADAN - Asociacion Deportiva Argentina de Navegadores

sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Veleiro argentino encalha em Laguna


Por volta das 20:28 horas de ontem, dia 26, a Central de Emergência do Corpo de Bombeiros de Laguna, recebeu informação de que um Veleiro de Bandeira Argentina estava próximo ao molhes da Barra indo em direção as pedras.
 Rapidamente uma equipe de resgate (SGT Feliciano, CB Martins, BCP Reis) deslocou-se para o local onde foi localizado uma embarcação Veleiro de aproximadamente 9,50 mts com 3 tripulantes a bordo. 
Segundo a informação dos tripulantes, a embarcação veio colidir com uma barreira de pedras submersa que é localizada ao meio do canal sul e sofreu pane no motor onde foi arremessada entre as pedras do lado norte. 
Com o apoio do ABTR94 que ficou em cima do molhes iluminando com a torre de iluminação para que a equipe de resgate chegasse ao local com Jet ski e mais a embarcação CCPA da Policia Ambiental que auxiliou para retirar o veleiro da pedras e rebocar até o iate clube de Laguna. 
vNo veleiro, um dos 3 tripulantes, uma feminina foi conduzida ao hospital de laguna apresentando mal súbito. 
Fonte: Fernando Longardi
Foto: Elvis Palma

terça-feira, 26 de agosto de 2014

"Mayhi"


Restauração do "Mayhi", veleiro construído em 1908 e doado por Eldon Hinchliffe. 
A supervisão é de Simon Grillet no Purifier Building (Faversham- Kent).

quarta-feira, 20 de agosto de 2014

terça-feira, 19 de agosto de 2014

Chantier du Guip - Brest


Reencontro com Pieter van Leeuwen

Meu reencontro, passados muitos anos da vinda deles ao Brasil para visitar o Rebocador a Vapor SILVEIRA MARTINS, com os holandeses Pieter van Leeuwen e Pieter Rujper em Amsterdam. 

Ao lado com Wim Bouma que tem sido nosso contato na Holanda. 

Abaixo uma das embarcações que van Leeuwen mantém recuperadas.

quinta-feira, 7 de agosto de 2014

sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Standard Quay, símbolo da resistência em defesa do patrimônio náutico

Faversham é uma encantadora cidade de 20 mil habitantes, pertencente ao condado de Kent e situada a 78 km de Londres.
É uma cidade muito antiga com sítios medievais e remanescências da colonização romana
Historicamente sua comunicação com outros centros deu-se em grande parte através de Faversham Creek , um arroio submetido a grandes variações de maré, que interliga a cidade com o mar e, mais adiante, com o estuário do Tamisa..
Às margens deste  arroio constituiu-se Standard Quay, um ancoradouro atendendo historicamente a atividades de construção e reparação de embarcações com destaque para as barcas do Tâmisa( Thames Barges).
Mais recentemente esta parte importante da história e do patrimônio da cidade passou a estar ameaçada pela compra da área por parte de um investidor decidido a transformá-la num empreendimento imobiliário com a construção de casas e apartamentos.
Ficou estabelecido, desde então, uma disputa entre os interesses do proprietário e a comunidade quanto ao destino da área.
Como eu vinha acompanhando há algum tempo a questão, foi uma oportunidade particularmente rica de conhecê-la de perto durante o  Festival Náutico de Faversham.
Foram muitos os contatos entre os quais destacaria os feitos com Sue Cooper ( este já antigo), Brian Paine ( proprietário da barca “Lady of the Lea” que me presenteou com o belíssimo livro "Inshore Craft"), Ben White, Michael Maloney, Chris Wright, Simon Grillet, Eldon Hichliffe entre vários outros. Com o cineasta Richard Fleury infelizmente não foi possível manter contato.
Tive também a oportunidade de dar meu depoimento em entrevista de vídeo para Michael Maloney e escrita para a jornalista Bess Browing do jornal Kent Messenger.
Estes depoimentos, que reproduzo , foram replicados em vários espaços de internet de Faversham, o que me deixou contemplado por ter podido dar minha pequena contribuição para a preservação de Standard Quay.
Trata-se no entanto de uma luta que ainda está em andamento e que está sendo, até este momento, muito difícil para a comunidade e para os defensores do patrimônio náutico da Inglaterra.
Mas a comunidade está  firme em suas convicções e, conforme pude observar, muito bem organizada.
Parabéns Faversham e sucesso nesta luta!